terça-feira, 12 de maio de 2009
LENDAS (palavra que vem do latim LEGENDA- significa: aquilo que deve ser lido) são narrativas que têm como objetivo explicar alguns dos mistérios que fazem parte do nosso universo real. Normalmente são reproduzidas oralmente de geração a geração, misturando história e fantasia e claro, como bem sabemos, graças à imaginação de seus diferentes narradores vão se modificando à medida que são contadas. No início, as lendas contavam apenas histórias de santos, mas depois passaram a tratar de acontecimentos relacionados à cultura e tradição de um povo, tendo assim, locais, tempo e personagens bem específicos para provar que realmente eram reais.
É comum confundirmos lendas e mitos, mas há uma diferença relevante que pode esclarecer nossa dúvida em relação a esses dois conceitos: seus personagens. Enquanto as lendas têm como personagens principais homens e animais, os mitos fazem dos deuses os seus. Para muitos, mito é considerado uma “história verdadeira” e lenda uma “história falsa”. Devemos lembrar que as lendas nos dão explicações que, no entanto, não são comprovadas cientificamente. Já os mitos tratam de fatos naturais, históricos ou filosóficos buscando dar sentido à vida, aos fenômenos naturais, a origem do mundo e do homem por meio de deuses.
Alguns dos mitos mais conhecidos são os de deuses que deram nome aos planetas do nosso sistema solar, Pigmaleão, Apolo, Hércules, Baco, etc. Como exemplos de lendas, podemos citar As Lendas do Rei Arthur e Robin Hood. Aqui em nosso país, com uma cultura extremamente rica, conhecemos a lenda da mula-sem-cabeça, do Saci-Pererê, da Iara, do Curupira, dentre outros.
Imagem retirada de:images.google.com.br