quinta-feira, 28 de maio de 2009
O povo iorubá conta que IFÁ era um deus que desceu do orun com a finalidade de ser o porta-voz de Orunmilá, o deus do oráculo.
Sua missão foi organizar o mundo, ajudar na doença e nos partos, ensinar o uso da medicina e dar orientação aos homens que a ele recorressem, sobre todo e qualquer assunto, valendo-se para isso da interpretação dos Odus.
Ifá chegou ao mundo e percorreu diversas localidades, instalando pelo caminho pontos de consulta. Quando chegou a Ile-Ifé instalou-se e ficou sendo o local para sua adoração.
Ifá conhecia todos os idiomas do céu e da terra, e pode orientar os homens de todos os povos e levar suas mensagens a Olorun.
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Os seres humanos ficaram totalmente desorientados sem a presença de Orunmilá, pois ele é que transmitia a vontade de Olorun para os homens, através do oráculo.
Olokun, deus do mar, aproveitou a situação e tomou quase toda a Terra, tornando-a inabitável. Com pena dos homens, Orunmilá desceu novamente pela corda e colocou as coisas nos devidos lugares, tornando a Terra novamente habitável.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
O Ori está acima dos Orixás, pois nenhum Orixá, nem mesmo Olodumare atenderá um pedido do ser humano, que não tenha sido autorizado por seu Ori.
Conta a lenda que os Orixás e Ancestrais se rebelaram, querendo ter os poderes e a sabedoria do Deus supremo. Como mensageiro nomearam Exu, que levou as reivindicações a Olodumare. Este lhes enviou um poderoso obi, e, orientado por Ifá, determinou que após deixá-lo a noite inteira numa encruzilhada, os Orixás e Ancestrais deveriam tentar parti-lo para mostrar seu poder.
Ori era apenas uma pequena bola, que não possuía sequer um corpo para se apoiar, e ninguém o respeitava. Para conseguir partir o obi, procurou Ifá, que o aconselhou a fazer uma oferenda para os Odus, para conseguir a força de todos eles. Além disso deveria espojar-se na poeira do chão por algumas horas.
No dia seguinte todos já estavam preparados para tentar partir o obi, quando chegou Ori, espojando-se na poeira. Um a um os Orixás foram fracassando na tentativa, pois o obi era muito forte e resistente. Ori se apresentou e, como última opção, deixaram-no tentar. Com seu peso caiu sobre o obi, que se partiu em seis gomos. Todos ficaram muito felizes.
Olodumare, ao receber a notícia, imediatamente enviou uma linda almofada, onde Ori se instalou. Dessa forma Ori ganhou um corpo para sustentá-lo. Orixás e Ancestrais exclamaram: ORI APERE!
A partir desse momento, Ori nasceu. Passou a ser dotado de Iwa, a existência, dada por Olodumare, como prêmio por ter sido o único a conseguir partir o fruto-ventre.
terça-feira, 12 de maio de 2009
LENDAS (palavra que vem do latim LEGENDA- significa: aquilo que deve ser lido) são narrativas que têm como objetivo explicar alguns dos mistérios que fazem parte do nosso universo real. Normalmente são reproduzidas oralmente de geração a geração, misturando história e fantasia e claro, como bem sabemos, graças à imaginação de seus diferentes narradores vão se modificando à medida que são contadas. No início, as lendas contavam apenas histórias de santos, mas depois passaram a tratar de acontecimentos relacionados à cultura e tradição de um povo, tendo assim, locais, tempo e personagens bem específicos para provar que realmente eram reais.
É comum confundirmos lendas e mitos, mas há uma diferença relevante que pode esclarecer nossa dúvida em relação a esses dois conceitos: seus personagens. Enquanto as lendas têm como personagens principais homens e animais, os mitos fazem dos deuses os seus. Para muitos, mito é considerado uma “história verdadeira” e lenda uma “história falsa”. Devemos lembrar que as lendas nos dão explicações que, no entanto, não são comprovadas cientificamente. Já os mitos tratam de fatos naturais, históricos ou filosóficos buscando dar sentido à vida, aos fenômenos naturais, a origem do mundo e do homem por meio de deuses.
Alguns dos mitos mais conhecidos são os de deuses que deram nome aos planetas do nosso sistema solar, Pigmaleão, Apolo, Hércules, Baco, etc. Como exemplos de lendas, podemos citar As Lendas do Rei Arthur e Robin Hood. Aqui em nosso país, com uma cultura extremamente rica, conhecemos a lenda da mula-sem-cabeça, do Saci-Pererê, da Iara, do Curupira, dentre outros.
Imagem retirada de:images.google.com.br
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Depois de uma transgressão é que o céu se separou da Terra, e os seres humanos não podem mais visitar o céu e voltar de lá vivos.
Conta a lenda que um ser humano tocou o céu com as mãos sujas, provocando a ira de Olodumare, o deus supremo, que soprou com força, dividindo os espaços com seu hálito (ofurufú), que se transformou em atmosfera, formando o sanmó - o céu conhecido por nós.
Marcadores: Akomabu